Fakenews, vacinas e gamificação: como o Ensino de Biologia pode fazer a diferença no engajamento e formação para a cidadania (Bárbara, Marcelo e Marcos): Quando nos deparamos com uma sociedade que não compreende ciência, nos sentimos responsáveis, como futuros educadores, por esclarecer e ser apoio para a formação de cidadãos. Para relacionar com os alunos Ciências, tecnologia e sociedade, retomamos a história dos avanços no desenvolvimento da vacina para COVID 19. Destacamos a importância e mecanismos da vacinação como forma de combater a pandemia. Também resgatamos, pesquisando manchetes de reportagens e artigos científicos, o que foi dito sobre tratamento e prevenção, comparando com as falsas informações ou fakenews. Por fim, escolhemos a gamificação como forma de ensinar, para engajar os alunos, trazendo conceitos pedagógicos para aprender e ensinar sobre os problemas. As sequencias didáticas com gamificação estão em desenvolvimento para o Módulo 3. Vírus e sistema imunológico: como envolver mais os alunos? O educador pode inserir perguntas, joguinho e memes para incentivar a reflexão! (Henrique e Daniela): No curso "Covid-19 para o Ensino Médio", tínhamos como objetivo fazer o aluno, além de aprender, se interessar pelo assunto para que pudesse interagir e participar de forma mais descontraída e ao mesmo tempo fosse capaz de fazer reflexões a respeito do assunto. Foram realizadas aulas de 30 minutos sobre Vírus e Sistema Imunológico para alunos da escola, que ficaram disponíveis no Google Classroom. Para a aula de vírus, um questionário com perguntas que exigiam a resolução de problemas foi a forma de envolver mais os alunos. Para a aula de sistema imunológico, foi construído um jogo simples de caça as respostas, estilo "PACMAN", com perguntas a respeito da aula. Link para o jogo: https://wordwall.net/play/18253/566/720 Como proposta de acolhimento para o início da aula sobre Sistema Imunológico, foram apresentados memes selecionados e preparados especialmente para slides do curso, fazendo uma ligação entre o bom humor e a descontração com o conteúdo mais teórico sobre imunidade. Ao mesmo tempo tivemos, em outra aula, um trabalho mais teórico, de construção do conhecimento, onde após a aula os alunos responderam um questionário que os colocava em uma situação onde precisavam, com os conhecimentos que tinham, e os adquiridos, tomar decisões, ou comentar o porquê de seguir tal rumo de ação, trabalhando a tomada de decisão e a construção do conhecimento. As duas abordagens, apesar de diferentes se ligam no ponto de fazer com que o aluno tenha uma busca ativa pelo conhecimento, que é uma forma de motivação, uma vez que o aluno precisa do entendimento pra "passar de fase" ou solucionar um problema.